Presidente da Câmara e vereador participam da XVII Marcha a Brasília
De 12 a 15 de maio, o presidente da Câmara,Vilmar Francisco Machado (PPS) e o vereador Mário José Soares (PP) participaram XVII Marcha a Brasília, de 12 a 15 de maio. Junto do prefeito Daniel Netto Cândido (PSD) eles participaram da comitiva catarinense da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, que contou com mais de 70 lideranças.
“É uma pena que a nossa presidente não compareceu. Estes dias foram de grande engrandecimento e mostrou a importância de estarmos unidos”, analisou o presidente, Bá, como é mais conhecido.
O vereador Mário ressaltou que não tinha noção do quão pouco ficavam para o municípios administrarem. “Hoje o dinheiro fica em Brasília e os problemas conosco”.
“O Fundo de Participação dos Municípios cai em média 15 % ao ano. Somado a isso, dos programas federais que executamos em nossas cidades, dois terços somos nós que bancamos. É uma conta que não fecha. É muito dinheiro, cerca de R$ 600 mil por ano que não recebemos”, destacaram.
Participação no fórum
No final da tarde de quarta-feira, 14 de maio, prefeitos e parlamentares de todo o Brasil estiveram reunidos para a realização das bancadas estaduais. Os eventos aconteceram nas duas casas, Senado e Câmara. No evento catarinense, o presidente da Câmara de São João Batista, Vilmar Francisco Machado (PPS) foi o único entre os vereadores a usar a palavra. De forma carismática, Bá, como é mais conhecido, brincou com o público e enfatizou a importância da união. No fim do pronunciamento, o resultado foram lideranças de todo o estado cumprimentando o presidente batistense e querendo tirar fotos.
As bancadas parlamentares são uma oportunidade para conversar diretamente com deputados e senadores e expor os problemas específicos dos Municípios. Ao abrir esse canal de diálogo, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) espera que os itens prioritários da pauta municipalista possam ser atendidos.
Sobre a marcha
A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é uma mobilização democrática, realizada anualmente desde 1998, e tornou-se o maior evento político do Brasil, contanto com a presença de mais de 5 mil participantes: prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e presidentes da República.
Durante o evento são discutidas questões que influenciam o dia-a-dia dos Municípios e são apresentadas as reivindicações do movimento municipalista.
A maioria das nossas conquistas deve-se ao grande poder de mobilização e articulação dos gestores públicos municipais durante a Marcha.
Texto e fotos Dirleni Dalbosco, assessoria parlamentar