Seis elementos que nos trazem conforto na hora da provação
Versículo Chave: “ E estavam ali postas seis talhas de pedra...”Jo 2: 6
Quando nos encontramos em situações difíceis no nosso viver, buscamos elementos visíveis(mundo natural) ou invisíveis(mundo espiritual) que venham nos dar saída ou pelo menos refúgio para tal provação. Como servos de Deus sabemos que o nosso socorro está N’Ele, vem D’Ele, porém devemos aguardar o momento da providência. Vejamos, portanto o que a Palavra de Deus nos ensina através do milagre das bodas emCaná da Galiléia. O casal programou a festa, selecionou convidados, tudo certinho. Mas, não imaginavam o incidente, a surpresa que haveria de acontecer. Sempre, em nossas vidas somos surpreendidos por algum acontecimento. Com eles não foi diferente, mas, eles, durante aprogramação da festa, durante o preparo, trouxeram a pessoa mais importante, e foi esta pessoa, que os surpreendeu. É assim, se no decorrer de nossa caminhada, na trajetória de nossa vida,trazemos conosco a pessoa mais importante, JESUS, quando o incidente acontece, a surpresa é surpreendida, pois Ele age a nosso favor, até se não conseguimos andar, Ele nos carrega no colo, fala por nós, nos reanima, nos fortalece e nos dá vitória. É Ele, JESUS, o nosso socorro presente nas surpresas que muitas vezes geram angústias.
Analisemos alguns elementos importantes dessa passagem de João capítulo 2, ou seja, seis elementos indispensáveis para nosso conforto na hora da provação:
1º - A Presença de Jesus: a presença de Jesus em nossas vidas deve ser constante. Temos que ter um viver diário na presença do Senhor...Não somente na hora dos cultos na Igreja, nem somente em momentos de oração, mas que nossa vida seja um andar passo a passo com Jesus.Colocando-o presente em todos os nossos projetos e na realização destes. Precisamos viver como diz o apóstolo Paulo aos Colossenses, cap. 2: 6: “Assim, pois como recebestes o Senhor Jesus Cristo, andai Nele”. Aquele casal visualizou a importância da presença de Jesus durante o momento de alegria...Convidou-o para a festa. Muitos só chamam por Jesus nas horas difíceis...Mas durante um momento alegre tambémpoderá surgir uma dificuldade..e daí? De onde virá o socorro? Se, temos Jesus conosco constantemente, não precisamos nos preocupar, Ele agirá a nosso favor. Em nossa trajetória na terra, sempre fazemos planos, queremos realizar projetos, e os tais sempre encaminhados para nosso conforto e realização. Mas, nunca pensamos nos incidentes e surpresas contrárias... aí então, entra o agir d’Ele, se com Ele estamos.
2º - Esperar o agir do Senhor: nos VS. 3 e 4, percebemos ali através do diálogo entre Jesus e Maria, sua mãe, que Deus tem o momento certo para operar. Ele quer a nossa espera(Sl. 40), a nossa confiança e esperança Nele. A espera no Senhor é também uma demonstração de submissão e obediência à sua vontade. Jesus demonstra em seu comportamento que também devemos saber o momento de buscar socorro e que quando Ele fala, temos que ouvir e calar. Não murmurar, como muitos fazem, mas saber que sua Palavra é promessa aos que crêem, e que jamais abandonará seus escolhidos e os que clamam pelo seu nome e andam na sua presença. Muitos por não esperarem no Senhor, agem da sua maneira e terminam se perdendo em seus próprios feitos, retardam também a obra de Deus em suas vidas. Procuram portas que os levam ao prejuízo e acabam se frustrando na fé, até abandonam o caminho de Deus e seguem seus próprios caminhos, esquecendo-se das promessas. Quando Deus falou com Josué, Ele prometeu está com eletodos os momentos, mas o mesmo não poderia se afastar do Livro da Lei, ou seja, ser dependente do agir de Deus (Js. 1).
3°- Consciência de Servidão: no versículo de n° 5, Maria demonstra um comportamento de verdadeira serva. Obedecer ao que o Senhor mandar. Sua Palavra é digna de sujeição e, como servos, temos que fazer tudo de acordo com suas instruções. Não devemos nunca desviar dos caminhos por Ele traçados. Assim Ele também falou a Abraão, a Moisés, a Josué e a todos os seus servos, e os que lhe ouviram e obedeceram conquistaram vitória em seus momentos difíceis. Como servos não temos que questionar a Deus, mas, sim, obedecê-lo e servi-lo. A Palavra de Deus nos adverte: “Se contendermos com Ele, Ele não nos responderá”(Jó 9:3).
4º- Consciência do Poder da Sua Palavra (FÉ):VS. 8Quando Ele fala, sua Palavra tem poder de transformação, até a água se transforma em vinho. O que é torto pode se endireitar. O aleijado levanta (Lc. 2), o cego passa a enxergar (Mc. 10:46) e até o que é velho se faz novo, nasce de novo(Jo. 3). O choro, pode se transformar em alegria, mas alegria de regozijar em sua presença.Não é o que queremos, mas o que Ele quer. Nem sempre Ele quer ressuscitar o morto para a terra novamente, mas cumpre sua promessa de após a morte recebermos a vida eterna e nos encontrarmos novamente. Aleluia, isso que é Deus!!!
5º- Consciência do Dever(a nossa parte):Vs.7 Quando Ele diz: enchei as talhas, Ele quer dizer que também quer nossa participação no milagre. Precisamos agir, não podemos ficar parados... às vezes temos que além de jejuar, consagrar e orar, buscar meios de solução para os problemas. Essa Palavra foi também dita à viúva de II Rs. 4, quando o Profeta a mandou buscar os vasos. Deus quer nossa ação e esforço para solução dos problemas. A fé sem a obra é morta. A surpresa, trás conseqüências, dificuldades...temos que enfrentá-las, às vezes chorando, clamando, com dor, sangrando o peito...mas confiante que d’Ele vem o socorro e a vitória. Não podemos parar, os convidados estão por ai, em nosso meio, temos que servi-los...vamos então, ao trabalho...a bandeja e o copo, é a mensagem e nosso esforço em pregá-la, o vinho a ser servido, é o alimento que só o Espírito Santo coloca em nós para levarmos às multidões...mãos a obra, se o vinho está acabando, Ele enche novamente!!!
6°- Reconhecer os Feitos do Senhor: no VS. 10, percebemos que o mestre-sala dá o reconhecimento ao esposo pela ignorância do fato. Quantos que pela ignorância aos feitos de Jesus não reconhecem seu auxilio e não lhe dão o devido reconhecimento, vivendo como se Deus não existisse e não fosse o dono de todas as coisas, o Todo Poderoso e digno de toda honra e adoração. Outros se esquecem de reconhecer, pedem ajuda e quando recebem dão as devidas honras ao destino, aos médicos, ao dinheiro, aos amigos, à sorte,elementos naturais, a deuses mortos, menos ao Digno de toda honra e Glória, o nosso Senhor JESUS!
Deus tem zelado pelo seu povo desde os primórdios. Ele continua operando através de seu poder e agindo benignamente. Se você está na prova, saiba que Ele está cuidando, sondando e enviando solução. Basta confiar pra alcançar vitória. Sim é isso que Ele quer de você, confiança, fé. E esta, deve ser inabalável!!!
Diga comigo: “Senhor, Tu és a Rocha inabalável e os meus pés estão nela firmados, por isso, eu creio, a tempestade chega, mas não serei abalado, pois meus pés estão firmados em Ti”. Aleluias, glórias ao nome do Senhor Jesus!!!
Prª Albernisia Melo Leite dos Santos
Ministério Missão Resgate
Ministério Missão Resgate